domingo, 29 de novembro de 2015
A importância do brincar
Brincar é coisa séria!
Não devemos subestimar as brincadeiras de criança.
O brincar é uma importante forma da criança se comunicar, e reproduzir o seu dia a dia.
Quando as crianças estão brincando de casinha, lutando contra os amigos imaginários ou organizando um jogo de amarelinha, elas estão desenvolvendo importantes habilidades e preparando os seus cérebros para enfrentar a vida adulta.
O processo de aprendizagem também se dá através do brincar. É ao brincar que a criança consegue expressar seus sentimentos mais verdadeiros, suas emoções e medos.
Vygotsky (1998) Acentua o papel do brincar na formação do pensamento infantil, pois através do brincar a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo e motor.
Oliveira (2000) pontua o brincar como processo de humanização na qual a criança aprende a socializar de forma afetiva criando vínculos mais duradouros.
A partir das brincadeiras as crianças começam a criar, aceitar e cumprir regras: como esperar sua vez, quem vai começar quem pode falar e dar sua opinião.
Na educação infantil o brincar possibilita através do lúdico o aperfeiçoamento da oralidade e desenvolvimento social.
É fundamental que na educação infantil a criança possa manusear brinquedos e interagir com outras crianças. A brincadeira passa a ser uma imitação do mundo que a rodeia, a criança brinca imitando aquilo que mostra ser importante para ela.
De acordo com (RCNI Brasil 1998) O brincar funciona como um cenário no qual a criança torna-se capaz não só de imitar a vida, mas também de transforma-la.
...” As crianças são capazes de lidar com complexas dificuldades psicológicas através do brincar" (Kishimoto, 2001 p;67)
.
Brincadeiras de rodas
.
As brincadeiras de roda são importantes no desenvolvimento infantil. Ao realiza-las as crianças vão repetir as ordens que a música pede, socializando, vivenciando ritmos, sons, memória auditiva, expressão corporal, desenvolvimento intelectual, e equilíbrio emocional.
Ao dar as mãos também experimentam o contato físico e a socialização com os colegas. aprendem a respeitar os seus limites e os limites das outras crianças participantes na brincadeira.
..."É uma brincadeira completa sob o ponto de vista pedagógico. Brincando de roda, a criança exercita o raciocínio e a memória, estimula o gosto pelo canto e desenvolve naturalmente os músculos ao ritmo da dança” (Melo, 1981, p;189)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Andrea Chultes. Concordamos contigo! Brincar é tudo de bom e contribui para o desenvolvimento de inúmeras habilidades. É realmente uma estratégia muito rica. Passível de justificar muitos objetivos pedagógicos. Estamos por aqui acompanhando o que escreves, mas precisamos que tu escrevas mais frequentemente. Precisas realizar uma postagem por semana. As postagens não precisam ser muito extensas. Mas precisam ser mais constantes. Compreendes? Continua escrevendo. Bom trabalho, bons estudos. Abraço, Betynha, Jacque e Professor Rafael (Equipe do Seminário Integrador - Turma D
ResponderExcluir