sábado, 5 de dezembro de 2015
Onde se encontra a felicidade na escola?
Acredito que para as crianças haja vários momentos de felicidade na escola.
Às vezes para uns mais do que para outros. Muitas vezes para algumas crianças, os momentos felizes estão só na escola. Na hora do lanche, no recreio que é um momento muito esperado para se reunir com os amigos e de fato e ser criança, quando leem a primeira palavra e recebe elogios e incentivo da professora, o dia de ser o ajudante da sala, (Esse dia é de muita felicidade). O ser valorizado.
O ambiente seguro, acolhedor, afetivo e estimulante quando as crianças se sentem seguras e protegidas, também são motivos de felicidade.
Algumas criam vínculos tão fortes com a escola e se sentem tão bem no ambiente escolar, que fazem de tudo para estar lá, que até doente fazem questão de ir a aula. E quando a professora pergunta por que veio a aula com febre, a criança responde: - Prefiro vim para aula a ficar em casa, lá não tenho nada pra fazer!
Muitos professores que atuam nas escolas não se dão conta da importante dimensão que tem o seu papel na vida dos alunos.
Na teoria de Henri Wallon, no que diz respeito à dimensão afetiva do ser humano e como ela é significativa na construção da pessoa e do conhecimento. Para esse teórico, a afetividade e a inteligência são inseparáveis, uma vez que uma complementa a outra.
Em um ambiente onde a criança se sinta feliz essa construção será mais sólida.
A especialista em educação, a britânica Elena Aguilar, resolveu detalhar algumas dicas “simples e práticas” que podem estimular professores a cultivarem a felicidade nas escolas.
Cinco formas de cultivar a felicidade em sala de aula
1º A ordem é desacelerar. A prática, os docentes, por exemplo, podem estimular esse ambiente menos acelerado do mundo contemporâneo propondo atividades que estimulem uma maior integração com e entre os alunos,
2º Vá lá para fora. Estar do lado de fora da sala durante a aula, mesmo que por apenas alguns minutos, pode aumentar o estado de bem-estar dos alunos.
3º Aperta o play. O efeito da música pode ter o poder de fazer os alunos de se sentirem mais felizes. Isso porque, o efeito do relaxamento produzido pela audição.
4ºSorria mais. Mesmo que você não seja uma pessoa sorridente, tente sorrir com mais frequência.
5º Tá na hora de meditar. De acordo com Aguilar, já há uma “abundância de evidências” sobre como a meditação pode estimular sentimentos de calma e bem-estar entre os praticantes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Andrea,
ResponderExcluirGostei da tua postagem nesta semana. Ela traz uma aproximação da tua reflexão sobre o tema e apresenta também o posicionamento de autores. É isso que devemos focar.
[]'s
Tutora Jacque
SI