domingo, 6 de dezembro de 2015

A escola de ontem e hoje...



Quando se fala em escola moderna se pensa logo em sala coloridas paredes com diversas figuras e ornamentos diferentes, mas bem sabemos que a "nova escola” está longe disso.

   A escola como um todo vem de fato passando por inúmeras modificações que até agora não foi descoberto se para melhor... Na verdade conceitos e valores estão destorcidos acarretando com isso maior dificuldade a escola num todo.
   A escola ainda esta amarrada a um sistema que resiste bravamente a qualquer tipo de mudança.
   Em alguns lugares conseguimos ver mudanças significativas acontecendo, essas escolas nos mostra que sim, é possíveis mudanças concretas e absolutas, mas ainda e um número praticamente irrisório a grande quantidade de escolas que temos no país.
   A desvalorização do professor vem contribuindo muito para que essa mudança não aconteça, pois desmotivados e sem perspectivas de um futuro promissor os professores vão se acomodando. Muitos ficam estagnados, sem procurar novas formulas (que não serão milagrosas), mas que poderão em algum momento fazer a diferença.
 Por sua vez os alunos já não estão mais aceitando a manipulação pacificamente, estão transferindo para o professor e extravasando no ambiente  escolar suas frustrações e desencantos com a escola, que por muito tempo já não chama atenção.


2 comentários:

  1. Casualmente conversávamos sobre esse assunto na aula anterior, em particular uma determinada colega, trabalha em uma escola, onde não é possível fazer absolutamente “nada” novo. Os planejamentos feitos e aprovados pela supervisora deve ser seguido sem flexibilidade. Ai eu questiono: E o papel do professor, atuante dia – a – dia na sala de aula? A posição do aluno? Os assuntos paralelos, que acontecem a todo o instante? As dificuldades ou qualidades da comunidade? Nada interfere?
    Ficam as dúvidas e questionamentos.
    Concordo plenamente com essa postagem, vejo a educação engessada, estagnada e principalmente desvalorizada. E nesse caso nem estamos citado a valorização financeira, pois esse é o menor dos problemas.
    Com certeza essa postagem nos deixa inquietos e por isso se torna muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Andrea,

    Adoro esse clip do Pink Floyd. Ele consegue materializar muito esse desconforto que nós educadores sentimos quando vemos escolas que ainda não promovem o protagonismo aos alunos. Alunos quietinhos, sentados um atras do outro, disciplinados, etc...
    Será mesmo que a escola deveria ainda ser assim?
    Vamos pensar e escrever cada vez mais para que possamos mover a escola para tempos melhores.
    Parabéns!
    []'s
    Tutora Jacque
    SI

    ResponderExcluir