quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Quando e por que reprovar?

A cada final de ano professores entram no mesmo dilema, reter ou não reter? A casos em que repetir o ano pode significar não só um alívio, como um fecundo recomeço na vida daquela criança. A questão é: quando e por que reprovar? "Penso que jamais se deve reprovar uma criança por causa de um conteúdo específico. Porque ela vai mal em Matemática, por exemplo. Um conteúdo específico pode ser recuperado com relativa facilidade. A criança ainda não aprendeu a dividir por dois algarismos no período regular das aulas? Ora, se você der oportunidade, não será difícil para ela recuperar .Para mim, a reprovação escolar tem de estar ligada à capacidade geral de aprender que a criança demonstrou naquele período de aulas. Há uma soma de dificuldades que foram se acumulando e que tornaram aquela criança incapaz de cumprir as exigências mínimas requeridas na série seguinte. A reprovação nunca acontece por fator isolado".

Um comentário:

  1. Andrea,

    Tema importantíssimo. Temos que ler muito sobre isso. Um aspecto que temos insistido é em trazer para as postagens referenciais, autores, link que falem sobre o tema que estamos escrevendo para ampliar a discussão.
    Tu conheces o link abaixo? Ele pode ser um veículo que mobiliza a discussão. Dá uma olhada.
    http://impactodapedagogiamoderna.blogspot.com.br/2012/10/aprovar-ou-reprovar-sempre-ha-duvidas.html
    []'s
    Tutora Jacque
    SI

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